Estudante de Mestrado da FAMAM publica artigo internacional no nível mais alto dos periódicos classificados no Qualis/CAPES

06/03/2020 às 12:00h

O resultado da pesquisa de Camilo Castro de Oliveira, estudante do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM, foi publicado no periódico internacional Journal of the Brazilian Chemical Society, que possui classificação A1 na área de avaliação Ciências Ambientais pelo Qualis/CAPES. O Qualis é uma ferramenta de avaliação utilizada pelo Ministério da Educação para estratificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação do Brasil. E como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção, sendo dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Este artigo publicado, que contou com a orientação dos pesquisadores Paulo R.R. Mesquita e Frederico de M. Rodrigues, docentes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM, apresenta o desenvolvimento de um método analítico para a discriminação do perfil de compostos orgânicos voláteis de diferentes variedades de manga de interesse comercial para exportações produzidas na Bahia, tais como as variedades Tommy Atkins e Palmer.

Assim, o método desenvolvido neste trabalho, em colaboração com pesquisadores do CETAB, Embrapa, UNICAMP e UFOB, pode ser utilizado, entre outras abordagens promissoras, para a determinação do estádio de maturação da manga através do aroma exalado pelo fruto, visando estabelecer o melhor momento para a colheita do mesmo.

O artigo “Mango (Mangifera indica) Aroma Discriminate Cultivars and Ripeness Stages”, publicado no Journal of the Brazilian Chemical Society (2020), pode ser acessado clicando aqui.