Pesquisadores do Programa de Mestrado da FAMAM publicam artigo internacional

24/05/2018 às 12:00h

Pesquisadores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM publicam, em parceria com outras instituições baianas, um artigo internacional sobre um atrativo alimentar alternativo para utilização em armadilhas de monitoramento de moscas das frutas, que é a principal praga da cultura de manga no Estado da Bahia. 

O estudo, que contou com a participação dos pesquisadores da FAMAM, Paulo Mesquita, Frederico Medeiros, Sergio Carvalho e Antonio Nascimento, e foi publicado na revista americana Florida Entomologist, avaliou a eficácia de novas fontes de proteína como isca alimentar em armadilhas para monitoramento de moscas das frutas em pomares de manga.

Algumas espécies de mosca-das-frutas, como a Ceratitis capitata e Anastrepha obliqua estão presentes em diversos países das Américas e são consideradas pragas de diversas culturas de frutas de importância econômica. No Brasil estas pragas apresentam preferência acentuada por manga (Mangifera indica) e outras frutas da família Anacardiaceae, gerando grandes prejuízos à sua produção. A sua presença nos pomares de manga é motivo para quarentena rigorosa dos EUA, o principal importador de manga brasileira, que exige a utilização do tratamento hidrotérmico para desinfestação pós-colheita de frutas. 

Uma opção para monitorar a população de moscas-das-frutas no campo é a utilização de iscas alimentares em armadilhas, baseando-se na necessidade das fêmeas por proteínas para desenvolvimento do ovário e maturação de seus ovos. O sistema mais amplamente utilizado para o monitoramento destas pragas consiste em versões de vidro ou de plástico da armadilha McPhail, contendo uma mistura de proteínas e água. No entanto, frequentemente são relatadas dificuldades no manuseio, baixa eficiência de captura e significativa captura de organismos não alvos.

Este trabalho traz novas possibilidades para o monitoramento de moscas-das- frutas, tornando este processo mais eficaz e reduzindo as perdas econômicas com esta praga que é a mais importante para a cultura da manga no país.

O artigo “Sources of protein as food baits for Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae): tests in a wind tunnel and the field”, publicado na Florida Entomologist, vol.101, nº 1 (2018), pode ser acessado no link: http://journals.fcla.edu/flaent/article/view/92171/101799.