Biotecnologia

O Mestrado Profissional em Biotecnologia, reconhecido pela CAPES através da Portaria nº 486 de 14 de maio de 2020, busca, a partir do desenvolvimento de projetos multidisciplinares, desenvolver atividades de manejo e conservação de recursos genéticos, desde a coleta, identificação, caracterização e bioprospecção, até a exploração de uso potencial desses recursos para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos.

Dessa forma, o Programa busca habilitar profissionais para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para a indústria de fármacos, de alimentos e de produção de energia, por meio de atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

Em construção…

Portadores de diploma de cursos de Graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área do conhecimento que tenha afinidade de interesse com a temática central do Curso – Biotecnologia Aplicada.

A missão do PPGBiotec – FAMAM, assim como a da Instituição, é oferecer serviços educacionais para a formação de cidadãos autônomos e conscientes, para que possam ser agentes de transformação da realidade em que estão inseridos, autores do processo de conhecimento e profissionais qualificados, afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

Assim, busca-se habilitar profissionais multidisciplinares para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para aplicação em áreas como saúde, agricultura, alimentação, bioenergia, meio ambiente, entre outras, mediante atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para a qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

Como objetivo geral o PPGBiotec – FAMAM visa proporcionar aos profissionais conhecimentos técnicos científicos nas diversas áreas que englobam a Biotecnologia, especialmente no que se refere à aplicação industrial, manejo e conservação da biodiversidade.

Em termos específicos, os objetivos constam de:

  1. a) Capacitar o profissional para selecionar e empregar as técnicas biotecnológicas mais adequadas de acordo com as perguntas de estudo, assim como conhecer as diversas estratégias de análise de dados obtidos por meio dessas técnicas;
  2. b) Proporcionar reconhecida competência para utilizar as principais ferramentas moleculares existentes;
  3. c) Formar profissionais capacitados em atuar na análise, desenvolvimento e produção de produtos advindos da bioprospecção;
  4. d) Qualificar profissionais cujas atividades estejam voltadas às técnicas biotecnológicas;
  5. e) Consolidar os grupos de pesquisas existentes na FAMAM, assim como favorecer a criação de novos grupos específicos;
  6. f) Privilegiar o desenvolvimento de produtos, processos e o licenciamento de patentes;
  7. g) Interagir com os grupos de pesquisa em Biotecnologia já estabelecidos no Estado da Bahia, além de criar grupos específicos, de forma a ampliar as interações institucionais, promover o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento de projetos em rede, fortalecendo o ensino de graduação e de pós-graduação.

Os objetivos do Programa se inserem nas ações e no planejamento estratégico institucional da FAMAM e estão intimamente condicionados

– Peculiaridades socioeconômicas e culturais do Estado da Bahia;

– Características técnicas e pedagógicas do corpo docente;

– Disponibilidades de recursos materiais e humanos de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão;

– Necessidade de formar profissionais que estejam integrados filosoficamente e em atitudes aos demais profissionais das grandes áreas do conhecimento científico.

 

English version

Em construção….

A Área de Concentração em Biotecnologia Aplicada aos Recursos Renováveis objetiva desenvolver atividades de manejo e conservação de recursos genéticos, desde a coleta, identificação, caracterização e bioprospecção, até a exploração de uso potencial desses recursos para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos. Dessa forma, busca-se habilitar profissionais para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para indústria de fármacos, de alimentos e de produção de energia, por meio de atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

Linha 1: Biotecnologia Aplicada. Desenvolvimento de produtos e processos para indústria farmacêutica, de biotecnologia, de alimentos e de produção de energia com a utilização de técnicas de biologia molecular e celular, bioinformática, fitoquímica, microbiologia e fermentação, desenvolvimento farmacotécnico, engenharia de bioprocessamento e controle de qualidade aplicadas ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Esta linha de pesquisa tem como foco a prospecção, desenvolvimento de produtos e processos envolvendo moléculas bioativas, sejam de origem sintética ou natural, com potencial de aplicação na indústria farmacêutica, de biotecnologia, de alimentos ou para diagnóstico; além de subsidiar a busca e produção de moléculas e macromoléculas nos mais diversos sistemas biológicos com a finalidade de obtenção de produtos de valor agregado (biofarmacêuticos, biocombustíveis e bioenergéticos) a partir de fontes biológicas renováveis, utilizando células bacterianas, animais ou vegetais, ou seus componentes catalisadores químicos em processos inerentemente limpos, como minimização de resíduos e consumo de energia.

Linha 2: Manejo e Conservação da Biodiversidade. Tem como objetivo principal a capacitação e qualificação de recursos humanos na área de Biotecnologia aplicada em Recursos Renováveis, tendo em vista salvaguardar e utilizar os recursos genéticos com a finalidade de enfrentar os desafios atuais das indústrias na busca pelo desenvolvimento de produtos e processos inovadores tendo como base a identificação, caracterização e bioprospecção de recursos genéticos regionais com elevado potencial científico e econômico. O conhecimento da biodiversidade e dos recursos genéticos aliados aos conhecimentos de farmacobotânica, etnofarmacologia, genética de populações, evolução, tecnologia de cultivo de células vivas, microbiologia ambiental (microbiomas), biossegurança, genômica, proteômica, metabolômica, bioinformática e propriedade intelectual, fornecerá subsídios e servirá como indicador para a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais contribuindo desta forma para uma melhor tomada de decisão na prática profissional, focadas nas reais necessidades do Recôncavo da Bahia.

English version

 

 

COORDENADORA: Vanessa de Oliveira Almeida

E-mail: [email protected]

 

Colegiado de Coordenação Didática (CCD) (2021-2023)

Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Almeida (COORDENADOR)

Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro De Mesquita (PRÓ-REITOR)

Profa. Dra. Elizabeth Amelia Alves Duarte (DOCENTE PERMANENTE)

Profa. Dra. Kaliane Rocha Soledade (DOCENTE PERMANENTE)

Silas da Silva Gouveia (REPRESENTANTE DISCENTE)

Beatriz Conceição Santos (SUPLENTE REPRESENTANTE DISCENTE)

Diana Souza Santos (SECRETÁRIA)

Colegiado de Coordenação Didática (CCD) (2019-2021)

Prof. Dr. Jorge Luiz Loyola Dantas (COORDENADOR)

Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Almeida (VICE-COORDENADOR)

Profa. Dra. Mariane de Jesus da Silva de Carvalho (DOCENTE PERMANENTE)

Profa. Dra. Katia Nogueira Pestana de Freitas (DOCENTE PERMANENTE)

Fernanda da Silva Fonseca (REPRESENTANTE DISCENTE)

Manoel Nonato Borges Neto (SUPLENTE REPRESENTANTE DISCENTE)

Diana Souza Santos (SECRETÁRIA)

DOCENTES PERMANENTES

Antonio Anderson Freitas Pinheiro

http://lattes.cnpq.br/4044806953310324

[email protected]

 

Cristine Vanz Borges

http://lattes.cnpq.br/5689703694600858

[email protected]

 

Eder Jorge de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/3533844615312370

[email protected]

 

Elizabeth Amelia Alves Duarte

http://lattes.cnpq.br/5329272431097776

[email protected]

 

Everton Hilo de Souza

http://lattes.cnpq.br/3936341852424789

[email protected]

 

Janay Almeida dos Santos Serejo

http://lattes.cnpq.br/4392589462442055

[email protected]

 

Kaliane Rocha Soledade

http://lattes.cnpq.br/1714433341112690

[email protected]

 

Katia Nogueira Pestana de Freitas

http://lattes.cnpq.br/5642596758984532

[email protected]

 

Onildo Nunes de Jesus

http://lattes.cnpq.br/8231371844466982

[email protected]

 

Paulo Roberto Ribeiro De Mesquita

http://lattes.cnpq.br/9634812526973041

[email protected]

 

Vanessa de Oliveira Almeida

http://lattes.cnpq.br/5713489328832593

[email protected]

 

Vania Jesus dos Santos de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/2524742041569632

[email protected]

 

Walter dos Santos Soares Filho

http://lattes.cnpq.br/7748064810111389

[email protected]

 

DOCENTES COLABORADORES

André Dias de Azevedo Neto

http://lattes.cnpq.br/5318232353145744

[email protected]

 

Eva Maria Rodrigues Costa

http://lattes.cnpq.br/9483112697452139

[email protected]

 

Maria das Gracas Andrade Korn

http://lattes.cnpq.br/5329137760546794

[email protected]

 

Mariane de Jesus da Silva de Carvalho

http://lattes.cnpq.br/5362106150091089

[email protected]

 

Thiago Alves Santos de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/2068184954888179

[email protected]

Nome Orientador (a) Ingresso
Antonia Maria do Espirito Santo Vanessa De Oliveira Almeida 2019.1
Jose Hilberto de Oliveira Antonio Anderson Freitas Pinheiro 2019.1
José Lucas da Silva Sobrinho VANESSA DE OLIVEIRA ALMEIDA 2019.2
José Carlos Barbosa Andrade Junior Kaliane Rocha Soledade 2019.2
Beatriz Conceição Santos Eva Maria Rodrigues Costa 2020.1
Mariana Pereira De Oliveira KATIA NOGUEIRA PESTANA DE FREITAS 2020.1
Lavínia Dos Santos Mascarenhas Kaliane Rocha Soledade Marques 2020.2
Silas Da Silva Gouveia Antonio Anderson Freitas Pinheiro 2020.2
Vilma Ferreira Barreto Katia Nogueira Pestana De Freitas 2020.2
Iohana Scarlet Almeida Guedes Paulo Roberto Ribeiro De Mesquita 2020.1

Manoel Nonato Borges Neto 

Defesa nº: 1 

Fernanda da Silva Santos Fonsêca 

Curriculo Lattes

Defesa nº: 2 

 

Jasielle Bastos de Souza 

Curriculo Lattes

 

Defesa nº: 3 

Thays Oliveira Malaquias 

Defesa nº: 4 

A Faculdade Maria Milza (FAMAM) oferece bolsas de estudo aos seus docentes permanentes ou colaboradores, bem como aos alunos recém-formados na Instituição, interessados em participar do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, na condição de aluno regular.

No âmbito do Edital Nº 001 / 2018 – MATRÍCULA REGULAR, a FAMAM estabeleceu as seguintes condições para a concessão de Bolsas de Estudo nas modalidades Integral e Parcial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses: Bolsa Integral Fapesb para discentes: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) concede 01 (uma) bolsa Pesquisa na modalidade Integral, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) estudantes regularmente matriculados. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Estar aprovado(a) em 1º (primeiro) lugar, obedecendo a ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado.
  • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Não ser beneficiário(a) de outra bolsa de qualquer natureza, estágio ou similar, durante a vigência da bolsa da Fapesb.
  • Estar cadastrado(a) como pesquisador na Fapesb, através do endereço eletrônico http://form.fapesb.ba.gov.br/cadastro/login.wsp
  • Demais requisitos encontram-se no endereço http://www.fapesb.ba.gov.br
  • A concessão desta bolsa estará condicionada à política de distribuição de
    bolsas da Fapesb, para o ano de 2019. Portanto, não há garantia, por parte da FAMAM, que haverá disponibilidade dessa modalidade de bolsa.

Bolsa Integral FAMAM para discentes: A FAMAM concede 01 (uma) bolsa Pesquisa na modalidade Integral, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) estudantes regularmente matriculados. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Estar aprovado(a) e classificado(a) na faixa de previsão de bolsas de Mestrado, obedecendo à ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Ter concluído ou ser concluinte de Curso de Graduação da FAMAM e apresentar documento comprobatório de melhor aluno(a) da turma egressa no seu respectivo Curso pela Coordenação / Direção Geral, sendo beneficiário aquele(a) que apresentar maior escore seletivo em seu Curso.
  • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes – CNPq. Bolsa Parcial (50%) FAMAM para discentes com vínculo empregatício com a FAMAM: A FAMAM concede bolsa Pesquisa na modalidade Parcial (50%), com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) discentes com vínculo empregatício com a FAMAM. As condições e requisitos para participação são as seguintes:
    • Estar aprovado(a) e classificado(a) na faixa de previsão de bolsa de Mestrado, obedecendo à ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado.
    • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
    • Ter vínculo empregatício com a FAMAM durante todo o período de vigência da bolsa.
    • Obedecer às normas internas de concessão de bolsas da FAMAM.
    • Assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade com a FAMAM.
    • Estar cadastrado(a) como pesquisador(a) da FAMAM no Programa de Iniciação Científica (PROINC) ou nos Grupos de Pesquisa vinculados ao Mestrado (docentes).
    • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes – CNPq.
    • Demais requisitos encontram-se no endereço: http://mestrado.famam.com.br

Descontos de 25% para funcionários públicos estaduais e federais A FAMAM concede 04 (quatro) bolsas Pesquisa na modalidade Parcial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para funcionários públicos estaduais e federais. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Ser aprovado no processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Estar regularmente matriculado no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Apresentar comprovação do vínculo empregatício e atuação nas instâncias estadual ou federal.
  • Assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade com a FAMAM.

Estágios Profissionais

Atendendo à proposta do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, os alunos realizam estágio docente nos cursos de Graduação da FAMAM. Além disso, existe a possibilidade de estágios profissionais nas Instituições parceiras da FAMAM, a exemplo da NATULAB, EMBRAPA e UFRB. As instituições com as quais a FAMAM possui convênios, possibilitando a realização de estágios profissionais são:

  • Natulab – Estágios;
  • Embrapa Mandioca e Fruticultura (Embrapa) – Cooperação técnico-científica e Estágios;
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cooperação técnico- científica e Estágios.

 

 

A FAMAM, no intuito de contribuir para o avanço da pesquisa científica e entendendo que ela contribui para a geração de conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento regional, tem investido na organização de grupos de pesquisa que congregam pesquisadores experientes e alunos de mestrado e graduação.

A instituição conta hoje com 4 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles:

 

  • Saúde, Plantas Medicinais e Desenvolvimento Regional;
  • Biotecnologia Vegetal Aplicada à Saúde e Sustentabilidade;
  • Biodiversidade.
  • Interdisciplinar em Química, Saúde e Meio Ambiente

em construção

TELEFONES

(75) 3424-2604 – Recepção
(75) 98803-2913 – Recepção
(75) 98829-5906 – Mestrado

E-MAILS

Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia:

[email protected]
[email protected]

Secretaria do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia:

[email protected]

ATENDIMENTO
De 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 21:45h

ENDEREÇO
Rodovia BR-101 km 215 – CEP44350-000, Governador Mangabeira – Bahia

Repositório

Revista Textura

– WEB OF SCIENCE

– CAPES

– CPNq

– FAPESB

– Periódicos CAPES/MEC

– SciELO The Scientific Electronic Library Online

Instagram Institucional

YouTube

Facebook

Interface das Políticas Públicas de Saúde e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

Verena Caldas Velame, Maria Aparecida Caldas de Oliveira, Rose Manuela Marta Santos 

 

Livro: International Handbook for the Advancement of Public Health Policies Health Policy, Planning and Management / 2021

 

http://hdl.handle.net/10400.22/18865

Antônio Alves Pimenta Neto; Tacila Ribeiro Santos; Elizabeth Amélia Alves DuarteThiago Alves Santos de Oliveira; Edson Mário de Andrade Silva; Ana Paula Trovatti Uetanabaro; Andréa Miura da Costa; Edna Dora Martins Newman Luz; Delson Laranjeira

 

Tropical Plant Pathology, 46, p.109-128, 2021

 

https://doi.org/10.1007/s40858-020-00418-w

Development of a cake rich in resistant starch with good sensory acceptance

 

Iohana Scarlet Almeida Guedes, Eliseth de Souza Viana, Ronielli Cardoso Reis, Fabrine Dias SantosPaulo Roberto Ribeiro Mesquita

 

SEMINA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS, v. 42, n. 6, suplemento 2, p. 3741-3756, 2021, 2021.

 

https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/43220

 

Josemário Santana Bonsucesso, Andreia Santos do Nascimento, Antônio Leandro da Silva Conceição, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho & Fabio de Souza Dias

 

Rev. Colomb. Quim., vol. 50, no. 2, pp. 24-29, 2021.

 

https://doi.org/10.15446/rev.colomb.quim.v50n2.90293

Karen Cristina Fialho dos Santos, Deyse Maria de Souza Silveira, Antônio da Silva Souza, Jucieny Ferreira de Sá, Carlos Alberto da Silva Ledo, Mariane de Jesus da Silva de Carvalho

Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 43, e52866, 2021.

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/52866

 

Geisiane Amorim de Brito, Paulo Fernando Rocha de Oliveira, Caliene Melo de Andrade Silva,
Moysés Fagundes de Araújo Neto, Franco Henrique Andrade Leite,
Paulo Roberto Ribeiro Mesquita, Tiago Feitosa Mota and Jairo Torres Magalhães-Junior

CHEMISTRY & BIODIVERSITY, Vol. 18, pág. e2100242, 2021.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cbdv.202100242

Paulo Ernesto Meissner Filho, Alberto Duarte Vilarinhos, Vania Jesus dos Santos de Oliveira, Dreid de Cerqueira Silveira da Silva, Vanderlei da Silva Santos;  Jorge Luiz Loyola Dantas

Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.56, e01954, 2021

https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2021.v56.01954

 

Aspectos nutricionais do amido da Maranta arundinacea L. na formulação de pães sem glúten

Nayara Andrade de Oliveira; Vanessa de Oliveira Almeida

 

Revista Textura, v. 15, n. 1, p. 45-60, 2021

 

https://textura.famam.com.br/textura/article/view/463/337

 

Assessment of minimum growth conditions for in vitro conservation of Passiflora edulis Sims

 

Manuella Silva Oliveira Souza, Eldo Ciano da Silva, Gabriella Silva Oliveira Souza Ciano, Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi, Josemário Santana Bonsucesso, Weliton Antonio Bastos de Almeida and Mariane de Jesus da Silva de Carvalho

 

Journal of Medicinal Plants Research, v. 15, n. 8, p. 351-365, 2021

 

https://academicjournals.org/journal/JMPR/article-abstract/7870C6167581

Vestibular 2022.1

Inscreva-se

Editais: Aluno Regular

Editais: Aluno Especial

Resultados

Matriz Curricular

Normas e Legislação

Documentos para Matrícula

Normas para Bolsistas

Calendário Acadêmico

Horário de Aulas

Legislação

Portarias

Qualificação

Defesa de Dissertação

Normas para Dissertação

Documentos para Solicitação da Defesa

Documentos para Pós-Defesa

Requerimentos

A FAMAM se reserva no direito de alterar informações contidas na divulgação dos cursos em oferta.